Imprimir

Iluminação a LED - Perguntas e Respostas

Escrito por Aldoberto. Publicado em Artigos e Notícias

O que são lúmens

 

A quantidade de luz emitida por uma fonte de luz é geralmente medida em lúmens. Importante notar que essa medida é o total da luz emitida pela fonte luminosa, independente do ângulo de emissão, ou seja, serve para avaliar a capacidade luminosa da fonte geradora de luz.

LEDs podem ser alimentados diretamente por uma fonte de tensão?

 

Não é recomendável aplicar uma fonte de tensão diretamente a um LED sem um resistor ou um driver limitador de corrente, mesmo que essa fonte de tensão constante seja uma pilha ou bateria.

Sem o resistor ou controlador de corrente, uma pequena variação na tensão de alimentação pode resultar em uma grande variação na corrente direta do LED (If). Uma sobrecorrente terá como consequência uma redução do tempo de vida útil do LED ou de sua confiabilidade.


Publicidade

Com LEDs de baixa potência (< 1W), normalmente são utilizados apenas resistores para limitar a corrente direta dos LEDs, no entanto, com LEDs de maior potência (a partir de 1W) preferencialmente utiliza-se driver de corrente constante, que garante ao LED uma corrente nominal fixa, mesmo que com o passar do tempo a tensão direta do LED apresente alguma variação, considerada normal em função do tempo de uso.

Qual o tempo de vida útil esperado para uma lâmpada de LED?

 

A vida útil de um LED é definida com base no tempo que leva para a emissão de luz decair para 70% da emissão inicial original (máxima) em lúmens.

Por exemplo, uma lâmpada de LED com 45.000 horas de vida útil e 600 lúmens iniciais, terá uma emissão aproximada de 420 lúmens depois de 45.000 horas de uso.

O LED não "apaga" quando chega no tempo de uso especificado como "vida útil", apenas sua intensidade (emissão) estará menor, mas uma lâmpada de LED ainda pode estar adequada ao ambiente mesmo após esse tempo de uso, pois ainda estará com uma emissão relativamente "forte", principalmente se o projeto luminotécnico estiver superdimensionado e a lâmpada adotada entregar mais lúmens que o necessário. Assim, o tempo de uso de uma lâmpada de LED pode ser bem maior que a vida útil especificada pelo fabricante.

Devemos considerar ainda que essa lâmpada com emissão reduzida pode ser aproveitada em outro ambiente, onde seja exigida uma iluminação menos intensa, ou seja, além de reciclável, o LED é reutilizável, o que é muito importante para a preservação do meio-ambiente.

Quais são os efeitos de uma alta temperatura de junção nos LEDs de potência?

 

O aumento da temperatura provoca redução na quantidade de luz emitida, uma vez que a maior temperatura força um número maior de recombinação de elétrons e lacunas, o que não contribui para a emissão de luz.

Além disso, a probabilidade de danos e falhas do semicondutor aumenta muito em temperaturas mais altas.

Quais são os estágios principais de uma lâmpada ou luminária de LED?

 

LEDS

Driver(s)

Dissipador de calor

Elementos ópticos (lente, refletor e difusor)

Elementos básicos (contato elétrico, alojamento do circuito eletrônico e da placa de LED)

 

 

 


Patrocínio:

Plataforma E2Tech
Conectando compradores a fornecedores de produtos e soluções técnicas

Plataforma E2Tech

Livros!
Loja!

Patrocínio!