Imprimir

Iluminação LED, Energia Alternativa e...Descarte de Baterias

Escrito por Aldoberto. Publicado em Artigos e Notícias

Uma das principais vantagens da Iluminação a LED, como já está maciçamente divulgado, é a redução no consumo de energia elétrica, proporcionando significativa economia na conta de luz.

Esse benefício pode ser  ainda maior se for adotada uma fonte de energia alternativa (energia solar e/ou eólica), principalmente em novas obras, que ainda não dispõem da infraestrutura elétrica, pois nesse caso economiza-se também com a tubulação e fiação elétrica para alimentação do Sistema de Iluminação, que simplesmente deixam de existir ou podem ter um custo significativamente reduzido, como acontece em sistemas híbridos ou com redundância de alimentação.

Publicidade

 

Exemplos de projetos que já estão utilizando sistemas alternativos de alimentação: iluminação de grandes perímetros, iluminação de ruas de circulação interna de indústrias, centros de distribuição, parques, etc, e até mesmo na iluminação pública, em praças ruas e avenidas.

Esse é mais um ponto favorável para a iluminação à LED, que podendo consumir até 70% menos energia para um mesmo resultado luminoso que seria obtido com lâmpadas convencionais de descarga sob pressão (vapor de sódio, ou múltiplos vapores metálicos), favorece o uso dos conversores de energia das fontes alternativas, como o painel solar fotovoltaico e a turbina eólica.

Mas esse artigo não tem a intenção de demonstrar a viabilidade da solução alternativa, e sim ressaltar que nessas soluções utiliza-se acumuladores de energia (baterias) para armazenar a energia obtida durante o dia, para que seja utilizada à noite, quando a iluminação é acesa.

Nesse aspecto, é importante observar que a bateria é um item preocupante do Sistema, do ponto de vista ambiental, tendo um tempo de vida útil pré-definido, e portanto que precisará ser substituída em determinado momento para manter o Sistema operando adequadamente, como foi projetado e inicialmente instalado.

O sistema de energia alternativa é geralmente projetado para durar 30 anos ou mais, e o banco de baterias (ou a bateria única de cada ponto) é o primeiro item de desgaste, mesmo sendo utilizadas baterias apropriadas (que não são as automotivas).

Veja a vida útil de alguns tipos de baterias utilizadas em sistemas de energia alternativa e o número de trocas (e portanto descartes) previsto durante o prazo de vida útil do painel solar fotovoltaico:

 

Baterias Estacionárias comuns: são muito utilizadas devido a boa relação custo-benefício; vida útil: 4 a 5 anos (6 trocas);

Baterias OPzS (de placa tubular): apresentam maior tempo de vida útil, com custo razoável; exigem local ventilado (liberam gases) e reposição de água destilada a cada 2-3 anos; vida útil: > 10 anos (3 trocas);

Baterias Gel: são seladas, não liberam gases (podem ficar em locais fechados) e o gel não se movimenta dentro da bateria; vida útil: > 10 anos (3 trocas);

Baterias AGM: também seladas e sem liberação de gases, com desempenho melhorado em relação à Gel (anterior); vida útil: > 10 anos (3 trocas). 


Diante da legislação específica, os fabricantes, distribuidores e revendedores são obrigados a coletar baterias esgotadas ou consideradas ineficientes para o sistema, de todos os tipos, com o intuito de dar uma destinação ambiental adequada às mesmas.

Constatado o esgotamento da bateria, o usuário precisa entregá-la em qualquer estabelecimento em que o produto seja comercializado ou à rede de assistência técnica autorizada do fabricante, sendo que todos são obrigados a aceitá-la, independentemente de terem ou não fornecido a bateria em questão.

Assim, perante a legislação atual, além de aceitar o recebimento de baterias adquiridas por seus próprios clientes, esses estabelecimentos devem aceitar as baterias fornecidas por terceiros, com o propósito único de encaminhá-las ao fabricante, para que esse, por sua vez, proceda com a reciclagem e/ou destinação adequada de seus componentes.

Para mais informações, baixe os PDFs: RESOLUÇÃO CONAMA n° 401; RESOLUÇÃO CONAMA n° 424

 


Patrocínio:

Plataforma E2Tech
Conectando compradores a fornecedores de produtos e soluções técnicas

Plataforma E2Tech

Livros!
Loja!

Patrocínio!