Imprimir

Níveis de Iluminância Recomendáveis para Interiores

Escrito por Eccel. Publicado em Artigos e Notícias

Para quem trabalha ou pretende trabalhar com iluminação, seja com lâmpadas e luminárias tradicionais, LEDs,  ou qualquer outra tecnologia, é muito importante ter em mente que existem estudos que foram desenvolvidos com muita seriedade e que resultaram em normas técnicas "NBR", que precisam ser observadas para um projeto de iluminação correto, otimizado do ponto de vista de consumo de energia, funcional e sem riscos à saúde e à segurança pessoal e coletiva, conforme as atividades de cada ambiente.

Campo de Trabalho e Níveis de Referência

Chamamos de "Campo de Trabalho" a região onde, para qualquer superfície nela situada, exigem-se condições de iluminância apropriadas ao trabalho visual a ser realizado.

Publicidade


Quando este campo não for definido de outra forma específica, entende-se como tal o nível referente a um plano horizontal a 0,75 m do piso. Assim, a iluminância citada nas normas refere-se àquela medida nesse campo de trabalho.

Os níveis de referência que aqui serão indicados correspondem a uma simplificação da Norma NBR-5413, que deve ser consultada para ambientes específicos e informações mais detalhadas; os valores são fornecidos para observadores com idade entre 40 e 55 anos, praticando tarefas que demandam velocidade e precisão médias.

Segundo a NBR-5413, no caso de ser necessário elevar a iluminância em uma parte limitada do campo de trabalho, pode-se usar iluminação suplementar. No restante do ambiente, a iluminância não deve ser inferior a 1/10 da adotada para o campo de trabalho, mesmo que haja recomendação para valor menor.

Pela norma, a iluminância em qualquer ponto do campo de trabalho não deve ser inferior a 70% da iluminância média, determinada segundo a NBR 5382.

Projeto Luminotécnico

Normalmente, no dimensionamento da quantidade de lâmpadas ou luminárias e na determinação da distribuição ideal pelos ambientes, utilizamos softwares de cálculos luminotécnicos, parametrizados segundo as normas que se aplicam, como por exemplo o conhecido Dialux, que é um software de uso livre e muito utilizado no mundo todo.

Tomando como exemplo um projeto simples, de um ambiente com projeção retangular, onde conhecemos suas dimensões: largura, profundidade e altura de pé-direito, uma vez inseridas essas informações no software e o nível médio de iluminância desejado, além das informações técnicas da lâmpada ou luminária pretendida, teremos uma indicação do programa de quantas lâmpadas ou luminárias desse modelo precisaremos naquele ambiente para que seja atendida a iluminância média definida, como demonstra a figura abaixo.

projeto dialux

 

dialux result

Uma série de informações são geradas pela ferramenta, mas esse não é o objetivo desse pequeno artigo, pois o Dialux exigiria dezenas de páginas como essa para demonstrarmos suas características e utilidades, e outras dezenas para cobrirmos como utilizar cada um de seus recursos.

Iluminância Média Ideal - NBR-5413

É importante conscientizar-se que cada ambiente tem seu nível de iluminância apropriado e definido pela norma NBR-5413, como simplificado no quadro abaixo, onde Em(lx) é a iluminância média ideal; fluxo luminoso medido em lux (lx).

iluminancia NBR
Salve o link dessa página no "favoritos" do seu navegador, e sempre que for desenvolver um projeto, consulte o nível de iluminância média ideal do quadro acima, e procure utilizar somente produtos de iluminação de fabricantes confiáveis e honestos quanto às informações de seus produtos, pois o resultado final do seu projeto dependerá da correta parametrização do software de cálculo luminotécnico, e o arquivo .IES da luminária ou lâmpada utilizado pelo programa para fazer os cálculos precisa estar com as informações corretas para que, na prática, sejam confirmados os resultados apontados pelo programa.

 


Patrocínio:

Plataforma E2Tech
Conectando compradores a fornecedores de produtos e soluções técnicas

Plataforma E2Tech

Livros!
Loja!

Patrocínio!