Imprimir

LDD-L / LDD-H - Driver Encapsulado Miniatura Mean Well

Escrito por Aldoberto Lopes. Publicado em Componentes

Apesar de a grande maioria dos produtos de Iluminação LED utilizar driver com entrada bivolt (127/220VAC), existem aplicações onde um driver do tipo conversor DC-DC pode ser necessário, como por exemplo, quando há o risco de acidentes com eletricidade, onde, segundo a NR-10, a recomendação é que os equipamentos sejam de baixa tensão, garantindo assim a segurança dos trabalhadores.

Um exemplo é a manutenção preventiva que é realizada periodicamente em equipamentos e setores de plantas industriais (na conhecida "parada programada" de um setor produtivo), principalmente em estruturas metálicas, galerias técnicas, tanques de armazenamento, locais confinados em geral, locais úmidos, enfim, ambientes que apresentem riscos de uma situação de choque elétrico ser fatal, e os operários precisem de iluminação auxiliar para o trabalho, normalmente do tipo portátil, isto é, manuseável o o tempo todo.

É sabido que os LEDs de potência, para que sejam utilizados em sua capacidade total, precisam de uma fonte de corrente constante, que normalmente é chamada de "driver", justamente para diferenciá-la de uma fonte comum, que geralmente é de tensão constante e não de corrente constante.

Com os drivers das séries LDD-L e LDD-H da Mean Well, é possível alimentar LEDs de potência da forma correta (corrente constante) à partir de uma fonte DC de tensão constante. Veja alguns modelos:

Driver LDD350L             Driver LDD700L

 

Driver LDD350H

Driver LDD700H

 

A série -L funciona com tensão de entrada de 9 a 36V, enquanto a série -H aceita de 9 a 56V.

O range da tensão de saída também é deferente em cada série: 2-32V para o LDD-L e 2-52V para o LDD-H.

Para a corrente constante estabilizada da saída, as opções são: 300 mA, 350 mA, 500 mA, 600 mA, 700 mA e 1A (essa última disponível somente na série -H).

Clique nos links abaixo para baixar os datasheets e conhecer os drivers em detalhes:

Download datasheet LDD-L

Download datasheet LDD-H

Observando as informações dos catálogos técnicos, você poderá notar que os dois drivers são dimerizáveis, através de um sinal externo PWM aplicado ao pino PWM DIM. O próprio datasheet traz as instruções de como utilizar esse recurso.

Uma informação importante, que consta na especificação de entrada (INPUT - VOLTAGE RANGE) é que a tensão de entrada precisa ser sempre no mínimo 3V maior que a tensão de saída. 

A tensão de saída será automaticamente definida pela quantidade de LEDs em série no circuito alimentado pelo driver, sendo que a Vf (tensão direta do LED) é uma informação que consta no datsheet do próprio LED, variando conforme modelo, fabricante, cor, temperatura, e outros fatores, que não vamos abordar aqui, mas é importante que você sempre lembre que a tensão Vf do LED pode sempre variar, por isso a importância de usar o driver de corrente constante e, no seu projeto, considerar sempre os possíveis extremos de funcionamento do LED utilizado (Vf mínimo e Vf máximo). 

Além do exemplo citado de aplicação do driver na alimentação de projetores, lanternas ou luminárias LED à partir de uma fonte de baixa tensão para atender à NR-10, é possível utilizar os driver da série LDD em projetos de aplicação geral, onde compense ter a combinação fonte de tensão constante + driver DC-DC de corrente constante, em vez de um driver convencional, único, com entrada AC 127V/220V.

Em situações de reparo de equipamentos importados, os drivers da série LDD também podem ser úteis, pois facilitam o uso de uma fonte de tensão constante, facilmente encontrada no mercado, em substituição a um driver de corrente constante original que tenha pifado, que não seja encontrado com facilidade no mercado local de peças de reposição, e a importação da peça original tenha custo inviável e/ou prazo de recebimento muito longo frente à necessidade do equipamento voltar ao estado funcional novamente.

Para finalizar, deixamos aqui o link para a página da Eccel Eletrônica, que comercializa esses e outros drivers Mean Well no Brasil:   Clique aqui para visitar a página de drivers para LED da loja virtual Eccel - Waveled.

Livros!
Loja!

Patrocínio!